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domingo, 23 de setembro de 2012

Cantigas de roda


A CANOA VIROU

A CANOU VIROU,
FOI DEIXAR, ELA VIRAR,
FOI POR CAUSSA DA MARIA,
QUE NÃO SOUBE REMAR.

SIRI PRA CÁ,
SIRI PRA LÁ, MARIA É VELHA,
E QUER CASAR.

SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR,
EU TIRAVA A MARIA
LÁ DO FUNDO DO MAR.

SIRI PRA CÁ,
SIRI PRA LÁ.
MARIA É VELHA,
E QUER CASAR.



ATIREI O PAU NO GATO, NÃO ATIRE O PAU NO GATO
ATIREI O PAU NO GATO-TO,
MAS O GATO-TO,
NÃO MORRERU-REU-REU,
DONA CHICA-CA,
ADMIROU-SE-SE,
COM O BERRO, COM O BERRO
QUE O GATO DEU.
MIAU!

NÃO ATIRE O PAU NO GATO-TO,
PORQUE ISSO-SO,
NÃO SE FAZ, FAZ, FAZ,
O GATINHO-NHO,
É NOSSO AMIGO-GO,
NÃO DEVEMOS
MALTRATAR OS ANIMAIS.
MIAU!



FUI À ESPANHA


FUI À ESPANHA BUSCAR O MEU CHAPÉU
AZUL E BRANCO DA COR DAQUELE CÉU.

OLHA PALMA, PALMA, PALMA
OLHA PÉ, PÉ, PÉ
OLHA RODA, RODA, RODA
CARANGUEJO PEIXE É.

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
CARANGUEJO PEIXE É,
CARANGUEJO SÓ É PEIXE
NA VAZANTE DA MARÉ.

SAMBA CRIOLA QUE VEIO DA BAHIA
PEGA ESTA CRIANÇA E JOGA NA BACIA.
A BACIA É DE OURO, AREADA COM SABÃO,
DEPOIS DE TUDO PRONTO, ENXUGA NO ROUPÃO.
O ROUPÃO É DE SEDA,
CAMINHA DE FILÓ
QUEM NÃO PEGAR SEU PAR
FICARÁ PARA A VOVÓ.
A BÊNÇÃO VOVÓ, A BÊNÇÃO VOVÓ!
CRIOU LÊ LÊ
CRIOU LÊ LÊ LÁ LÁ CRIOULA LÊ LÊ
NÃO SOU EU QUE CAIO LÁ.



CASINHA


EU TENHO UMA CASINHA,
ASSIM, ASSIM.
PELA CHAMINÉ SAI FUMAÇA,
ASSIM, ASSIM.
PRA BATER NA PORTA
EU BATO ASSIM, ASSIM.
PARA EU ENTRAR
EU ENTRO ASSIM, ASSIM.



ESTÁTUA
MÃO NA CABEÇA
MÃO NA CINTURA
UM PÉ NA FRENTE E O OUTRO ATRÁS
AGORA NINGUÉM PODE SE MEXER, ESTÁTUA!

UM BRAÇO PRA CIMA
UM BRAÇO PRA FRENTE
CRUZANDO AS PERNAS
BUMBUM PARA TRÁS
AGORA NINGUÉM PODE SE MEXER, ESTÁTUA!

RODANDO, RODANDO
BRAÇOS ESTICADOS
NÃO PODE PARAR CONTINUE RODANDO
QUERO SABER QUEM É QUE CONSEGUE FICAR PARADO

A GENTE VAI TER QUE RODAR
RODA, RODA NO LUGAR
NINGUÉM AQUI PODE CAIR
E EU VOU CONTAR PRA TERMINAR
3, 2, 1, ESTÁTUA!



MARCHA SOLDADO


MARCHA SOLDADO,
CABEÇA DE PAPEL.
SE NÃO MARCHAR DIREITO,
VAI PRESO NO QUARTEL.

O QUARTEL PEGOU FOGO.
A POLÍCIA DEU SINAL.
ACODE, ACODE, ACODE
A BANDEIRA NACIONAL.



CIRANDA, CIRANDINHA

CIRANDA, CIRANDINHA,
VAMOS TODOS CIRANDAR!
VAMOS DAR A MEIA VOLTA,
VOLTA E MEIA VAMOS DAR.

O ANEL QUE TU ME DESTES
ERA VIDRO E SE QUEBROU;
O AMOR QUE TU ME TINHAS
ERA POUCO E SE ACABOU,

POR ISSO DONA ROSA
ENTRE DENTRO DESTA RODA,
DIGA UM VERSO BEM BONITO,
DIGA ADEUS E VÁ SE EMBORA.


DE MARRÉ, MARRÉ

EU SOU POBRE, POBRE, POBRE
DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ
EU SOU POBRE, POBRE, POBRE
DE MARRÉ DE SI.

EU SOU RICA, RICA, RICA
DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ
EU SOU RICA, RICA, RICA
DE MARRÉ DE SI.

DAÍ-ME UMA DE VOSSAS FILHAS,

DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ
DAÍ-ME UMA DE VOSSAS FILHAS,
DE MARRÉ DE SI.

ESCOLHEI A QUAL QUISER,
DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ
ESCOLHEI A QUAL QUISER,
DE MARRÉ DE SI.

QUERO A MARIAZINHA,
DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ
QUERO A MARIAZINHA,
DE MARRÉ DE SI.

QUE OFICIO DAIS A ELA?
DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ.
QUE OFÍCIO DAIS A ELA?
DE MARRÉ DE SI.

DOU O OFÍCIO DE COSTUREIRA,
DE MARRÉ, MARRÉ, MARRÉ.
DOU O OFÍCIO DE COSTUREIRA,
DE MARRÉ DE SI.
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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Atividades SABORES


ATIVIDADE 1: Identificando a parte do corpo responsável pelo sabor


1. Em uma roda de conversa, o professor introduzirá a temática questionando os alunos:

- Que parte do nosso corpo sente os sabores dos alimentos?


Como hipótese dos alunos poderá surgir:

- Boca,

- Dentes,

- Garganta,

- Língua,

- Lábios,

- Céu da boca, entre outros.


2. Estas hipóteses deverão ser registradas, pelo professor, em um cartaz, contendo a seguinte tabela:


Hipóteses
Sim
Não

  
3. À medida que os alunos vão explicitando suas hipóteses, o professor as registra no cartaz no campo correspondente.



4. Para a comprovação de tais hipóteses, o professor, com conta gotas, pingará gotas de uma solução, como: água com sal, água com açúcar, limão.



5. Após a degustação, a classe voltará ao cartaz, preenchendo-o com os resultados obtidos. Caso alguma criança não tenha chegado à conclusão de que sentimos o gosto pela língua e pela garganta (regiões em que se encontram botões gustativos, cuja função é perceber os sabores), o professor deverá repetir o procedimento acima.


ATIVIDADE 2: identificando sabores


1. O professor realizará a leitura do livro: "Paladar" de Mandy Suhr e Mike Gordon. Editora Scipione.


Fonte: Editora Scipione


2. Ao fim da leitura, proporá uma discussão acerca das informações aprendidas no livro. Para isso o professor poderá orientar a discussão questionando:

- Todos os alimentos têm o mesmo sabor?

- Quais sabores vocês conhecem?

- Como percebemos os sabores dos diferentes alimentos?

- Além do sabor dos alimentos, que outra informação a língua nos dá? (temperatura: quente, frio, morno, textura: macio, liso, áspero etc, consistência dos alimentos: líquido, sólido, duro, mole, pegajoso etc)

- Será que os animais também sentem o sabor dos alimentos?

- Que parte do corpo eles sentem os sabores?

- Todos animais sentem o sabor dos alimentos pela boca/língua? (Alguns animais sentem os sabores por meio de suas patas)

- Vocês conhecem algum animal que não sente os sabores pela boca/língua? (Mosca)


3. Após a discussão, o professor proporá o seguinte experimento:


- EXPERIMENTO: IDENTIFICANDO OS SABORES BÁSICOS: AZEDO, AMARGO, DOCE E SALGADO.

Materiais Necessários:

- Conta gotas

- Soluções

1. Limão

2. Café amargo

3. Água e açúcar

4. Água e sal


Procedimentos:

1. Sem que os alunos saibam as substâncias utilizadas, peça e coloquem a língua para fora da boca e pingue uma gota da solução número 1 em cada um.

2. Em um cartaz, contendo a tabela abaixo, registre as sensações dos alunos.

 3. Peça que lavem a boca com água, para a degustação de um novo sabor.

4. Repita o procedimento número 1 com as demais soluções.


*Após o experimento:

4. O professor deverá discutir com os alunos sobre as sensações que tiveram, que sabores perceberam, quais os que mais gostaram e os que não gostaram. O professor deverá orientar tal debate, de modo que os alunos possam identificar os 4 sabores básicos; azedo, amargo, doce e salgado.



ATIVIDADE 3: Conhecendo a língua e as regiões da língua que percebemos diferentes sabores.



1. Em uma roda de conversa, o professor deverá questionará “Como é a nossa língua?”, “Como podemos descobrir como ela é?”.



2. Após ouvir as hipóteses das crianças, poderá propor que, em frente de um espelho, estiquem a língua para fora da boca e observem. Caso a escola não tenha espelho disponível, o professor poderá adaptar a atividade, pedindo que, em duplas, os alunos observem a língua do colega.



3. Em seguida o professor pedirá que os alunos desenhem o que observaram da língua.


4. Num segundo momento os alunos apresentarão seus desenhos à classe, explicando suas observações. É importante que o professor os estimule, fazendo comentários, suscitando questões, observando detalhes etc.


5. O professor poderá retomar a leitura do livro: "Paladar" de Mandy Suhr e Mike Gordon, discutindo e ilustrando para a classe que dentro da língua existem minúsculos detectores de paladar espalhados por toda a língua. Esses detectores são chamados de papilas gustativas. Ao colocarmos algum alimento na boca, as papilas gustativas reconhecem diferentes sabores, como o amargo, o azedo, o doce e o salgado. Cada parte da língua reconhece um determinado sabor: amargo: reconhecido no fundo da língua, doce: detectado na ponta da língua, salgado: extremidades laterais, mais ao fundo e o azedo, nas extremidades laterais mais próximas da ponta da língua.


6. Para a visualização destas regiões e melhor compreensão do tema, o professor poderá retomar as ilustrações do livro, exemplificando e discutindo com os alunos em quais regiões da língua, os diferentes tipos de alimentos que consumimos são percebidos.


7. Como sugestão para a finalização da aula, o professor poderá apresentar o vídeo: Os cinco sentidos: a visão, a audição, o paladar e o tato, produzido pela Sutherland Learning  Associates, ano 1972.


O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber e distinguir informações recebidas do ambiente através do paladar;
Compreender que percebemos os sabores por meio da língua e da garganta;
Identificar diferentes sabores (azedo, doce, amargo, salgado).
Duração das atividades
A atividade deverá ser realizada em 3 dias, em torno de 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade do trabalho com outro conhecimento previamente.