ATIVIDADE 1: Identificando a parte do corpo responsável pelo sabor
1. Em uma roda de conversa, o professor introduzirá a temática questionando os alunos:
- Que parte do nosso corpo sente os sabores dos alimentos?
Como hipótese dos alunos poderá surgir:
- Boca,
- Dentes,
- Garganta,
- Língua,
- Lábios,
- Céu da boca, entre outros.
2. Estas hipóteses deverão ser registradas, pelo professor, em um cartaz, contendo a seguinte tabela:
Hipóteses
Sim
Não
3. À medida que os alunos vão explicitando suas hipóteses, o professor as registra no cartaz no campo correspondente.
4. Para a comprovação de tais hipóteses, o professor, com conta gotas, pingará gotas de uma solução, como: água com sal, água com açúcar, limão.
5. Após a degustação, a classe voltará ao cartaz, preenchendo-o com os resultados obtidos. Caso alguma criança não tenha chegado à conclusão de que sentimos o gosto pela língua e pela garganta (regiões em que se encontram botões gustativos, cuja função é perceber os sabores), o professor deverá repetir o procedimento acima.
ATIVIDADE 2: identificando sabores
1. O professor realizará a leitura do livro: "Paladar" de Mandy Suhr e Mike Gordon. Editora Scipione.
Fonte: Editora Scipione
2. Ao fim da leitura, proporá uma discussão acerca das informações aprendidas no livro. Para isso o professor poderá orientar a discussão questionando:
- Todos os alimentos têm o mesmo sabor?
- Quais sabores vocês conhecem?
- Como percebemos os sabores dos diferentes alimentos?
- Além do sabor dos alimentos, que outra informação a língua nos dá? (temperatura: quente, frio, morno, textura: macio, liso, áspero etc, consistência dos alimentos: líquido, sólido, duro, mole, pegajoso etc)
- Será que os animais também sentem o sabor dos alimentos?
- Que parte do corpo eles sentem os sabores?
- Todos animais sentem o sabor dos alimentos pela boca/língua? (Alguns animais sentem os sabores por meio de suas patas)
- Vocês conhecem algum animal que não sente os sabores pela boca/língua? (Mosca)
3. Após a discussão, o professor proporá o seguinte experimento:
- EXPERIMENTO: IDENTIFICANDO OS SABORES BÁSICOS: AZEDO, AMARGO, DOCE E SALGADO.
Materiais Necessários:
- Conta gotas
- Soluções
1. Limão
2. Café amargo
3. Água e açúcar
4. Água e sal
Procedimentos:
1. Sem que os alunos saibam as substâncias utilizadas, peça e coloquem a língua para fora da boca e pingue uma gota da solução número 1 em cada um.
2. Em um cartaz, contendo a tabela abaixo, registre as sensações dos alunos.
3. Peça que lavem a boca com água, para a degustação de um novo sabor.
4. Repita o procedimento número 1 com as demais soluções.
*Após o experimento:
4. O professor deverá discutir com os alunos sobre as sensações que tiveram, que sabores perceberam, quais os que mais gostaram e os que não gostaram. O professor deverá orientar tal debate, de modo que os alunos possam identificar os 4 sabores básicos; azedo, amargo, doce e salgado.
ATIVIDADE 3: Conhecendo a língua e as regiões da língua que percebemos diferentes sabores.
1. Em uma roda de conversa, o professor deverá questionará “Como é a nossa língua?”, “Como podemos descobrir como ela é?”.
2. Após ouvir as hipóteses das crianças, poderá propor que, em frente de um espelho, estiquem a língua para fora da boca e observem. Caso a escola não tenha espelho disponível, o professor poderá adaptar a atividade, pedindo que, em duplas, os alunos observem a língua do colega.
3. Em seguida o professor pedirá que os alunos desenhem o que observaram da língua.
4. Num segundo momento os alunos apresentarão seus desenhos à classe, explicando suas observações. É importante que o professor os estimule, fazendo comentários, suscitando questões, observando detalhes etc.
5. O professor poderá retomar a leitura do livro: "Paladar" de Mandy Suhr e Mike Gordon, discutindo e ilustrando para a classe que dentro da língua existem minúsculos detectores de paladar espalhados por toda a língua. Esses detectores são chamados de papilas gustativas. Ao colocarmos algum alimento na boca, as papilas gustativas reconhecem diferentes sabores, como o amargo, o azedo, o doce e o salgado. Cada parte da língua reconhece um determinado sabor: amargo: reconhecido no fundo da língua, doce: detectado na ponta da língua, salgado: extremidades laterais, mais ao fundo e o azedo, nas extremidades laterais mais próximas da ponta da língua.
6. Para a visualização destas regiões e melhor compreensão do tema, o professor poderá retomar as ilustrações do livro, exemplificando e discutindo com os alunos em quais regiões da língua, os diferentes tipos de alimentos que consumimos são percebidos.
7. Como sugestão para a finalização da aula, o professor poderá apresentar o vídeo: Os cinco sentidos: a visão, a audição, o paladar e o tato, produzido pela Sutherland Learning Associates, ano 1972.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber e distinguir informações recebidas do ambiente através do paladar;
Compreender que percebemos os sabores por meio da língua e da garganta;
Identificar diferentes sabores (azedo, doce, amargo, salgado).
Duração das atividades
A atividade deverá ser realizada em 3 dias, em torno de 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade do trabalho com outro conhecimento previamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário