Porta absorvente
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quinta-feira, 21 de março de 2013
quarta-feira, 20 de março de 2013
Diagnóstico de escrita à partir do 4° ano E.F.
Padrões de escrita
- Apresenta muitas dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal.
- Apresenta erros por interferência da fala na escrita em fim de palavras.
- Apresenta erros por interferência da fala na escrita no radical.
- Troca letras ("c"/"ç", "c"/"qu", "r"/ "rr", "s"/"ss", "g"/"gu", "m"/"n") por desconhecer as regularidades contextuais do sistema ortográfico.
- Troca letras ("c"/"ç"/"s"/"ss"/"x", "s"/"z", "x"/"ch", "g"/"j") por desconhecer as múltiplas representações do mesmo som.
- Realiza trocas de consoantes surdas (produzidas sem vibração das cordas vocais, como "p" e "t") e sonoras (com vibração das cordas, como "b" e "d").
- Revela problemas na representação da nasalização ("ã"/"an").
- Não domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua.
- Não segmenta o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação).
- Não emprega a vírgula em frases.
- Não segmenta o texto em parágrafos.
- Não dispõe o texto (margens, parágrafos, títulos, cabeçalhos) de acordo com as convenções.
- Apresenta muitas dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal.
- Apresenta erros por interferência da fala na escrita em fim de palavras.
- Apresenta erros por interferência da fala na escrita no radical.
- Troca letras ("c"/"ç", "c"/"qu", "r"/ "rr", "s"/"ss", "g"/"gu", "m"/"n") por desconhecer as regularidades contextuais do sistema ortográfico.
- Troca letras ("c"/"ç"/"s"/"ss"/"x", "s"/"z", "x"/"ch", "g"/"j") por desconhecer as múltiplas representações do mesmo som.
- Realiza trocas de consoantes surdas (produzidas sem vibração das cordas vocais, como "p" e "t") e sonoras (com vibração das cordas, como "b" e "d").
- Revela problemas na representação da nasalização ("ã"/"an").
- Não domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua.
- Não segmenta o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação).
- Não emprega a vírgula em frases.
- Não segmenta o texto em parágrafos.
- Não dispõe o texto (margens, parágrafos, títulos, cabeçalhos) de acordo com as convenções.
Flexibilização para deficiência intelectual Se o aluno ainda não dominar a escrita, explore bastante o reconto oral e a leitura das ilustrações. O reconto pode ser gravado em áudio e explorado junto com todo o grupo.
Características do gênero
- Modifica o conflito principal da história.
- Não evidencia a relação entre os personagens.
- Não constrói o clímax.
- Transforma o desfecho da história.
- Não constrói o texto de modo a retomar ideias anteriores para dar unidade de sentido (coesão referencial).
- Não usa marcadores temporais.
Características do gênero
- Modifica o conflito principal da história.
- Não evidencia a relação entre os personagens.
- Não constrói o clímax.
- Transforma o desfecho da história.
- Não constrói o texto de modo a retomar ideias anteriores para dar unidade de sentido (coesão referencial).
- Não usa marcadores temporais.
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
Portfólio Educação Infantil - passo-a-passo
Portfólio de avaliação: Documenta o processo de aprendizagem do educando; Deverá conter comentários sobre tudo o que foi trabalhado, estabelecendo co-relação com os objetivos propostos.
PASSOS PARA SUA CONSTRUÇÃO
- Indicação dos objetivos curriculares a serem focalizados no portfólio;
- Explicitação sobre o uso das informações contidas no portfólio;
- Estabelecimento de tarefas avaliativas em relação aos objetivos curriculares;
- Definição dos critérios de avaliação;
- Determinação do avaliador;
- Tomada de decisões;
- Implementação de mudanças necessárias no processo de ensino e aprendizagem.
"Na Educação Infantil, quando documentamos algo, estamos deliberadamente optando por observar e registrar os acontecimentos em nosso ambiente a fim de pensar e comunicar as surpreendentes descobertas do cotidiano das crianças e os extraordinários acontecimentos que ocorrem nos lugares em que elas são educadas." (Gandini; Goldhaber, 2002, p.150-151).
Avaliação formativa
"A avaliação é formativa quando ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver melhor, quando participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo." Perrenoud (1999)
“Na avaliação formativa deve-se ter em conta que não se trata de avaliar a criança, mas, sim, as situações de aprendizagem oferecidas” (BRASIL, 1998, v.2).
Fases do desenvolvimento da escrita
- GARATUJA
- PRÉ-SILÁBICA
Nesta fase a criança aprende algumas letras, normalmente as do próprio nome, e não associa os sons das letras aos sons da língua falada, fazendo com que escreva palavras com muitas ou poucas letras. Por vezes, a criança relaciona o tamanho do objeto ao número de letras que compõem as palavras.
- SILÁBICA
- SILÁBICA-ALFABÉTICA
- ALFABÉTICA
Coordenação motora: AMPLA E FINA
Coordenação motora ampla:
- Envolve movimentos "amplos" por todo o corpo, incluindo tomada de consciência do próprio corpo, autocontrole, destreza, lateralidade, ritmo, velocidade e equilíbrio;
- Seu desenvolvimento acontece por volta dos 4 ou 5 anos.
Coordenação motora fina:
- Exige movimentos mais "sutis" e de maior precisão, com necessidade de relaxamento dos braços e mãos;
- É necessário ter flexibilidade do pulso para um livre movimento da mão, que possibilitará a criação de letras mais legíveis, com traços mais precisos.
- Colocar o título e tópicos em caixa de texto.
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