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Educação Infantil

À medida que a criança vai amadurecendo, através da interação com o meio, exploração e descobertas, adquire estruturas mentais e esquemas cognitivos que lhe possibilitam compreender, comparar, analisar, interpretar e sintetizar. Nessa etapa, torna-se imprescindível que o educador tome alguns cuidados com o fim de nortear suas ações: ofereça oportunidades; conheça as necessidades e possibilidades da criança; evite uma linguagem que torne a compreensão dificultosa; utilize jogos e materiais concretos para que haja significado na aprendizagem (NICOLAU, 1985). 
 Conforme
Vygotsky (ap
ud Kupfer, 1993), a aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, entre outros, a partir do seu contato com a 
realidade, o meio ambiente e as outras pessoas.
Tam
bém é Vygotsky que propõe a zona de desenvolvimento proximal como uma das estratégias da qual o professor pode lançar mão para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Assim, a troca de experiências entre as crianças num clima de ajuda mútua favorece a aquisição de conhecimentos.
O
conhecimento lógico-matemático consiste na coordenação de relações, e nesse processo de formação e aquisição do conceito de número, a criança passa por etapas de construção mental, como podemos ver no exemplo a seguir.

“Ao coordenar as relações de igual, diferente e mais, a criança se torna apta a deduzir que há mais contas no mundo que contas vermelhas e que há mais animais do que vacas. Da mesma forma, é coordenando a relação entre "dois" e "dois" que ela deduz que 2+2 = 4 e que 2 x 2 = 4”. (Kamii, 1990.p.15).

Os elementos primordiais envolvidos na formação do conceito de número são:
    - Classificação, Seriação/Ordenação;
    - Sequência Lógica;
    - Contagem (em diferentes bases);
    - Inclusão de Classe;
    - Intersecção de Classe;
    - Conservação.