Pesquisar neste blog

domingo, 11 de novembro de 2012

Jogos na Educação Infantil


ACERTE A BOLA
Essa brincadeira desenvolve a coordenação Visio motora, noção espacial e coordenação  motora geral.
Idade: a partir de 2 anos.
Material: bola de borracha e mínimo de 10 bolas de diferentes tamanhos (futsal, basquete, Handebol, Vôlei, Bola de Iniciação).
Desenvolvimento: É dividida a turma em duas equipes, cada equipe fica em fileira em cima da linha do vôlei, uma fila paralela com a outra. È colocada a bola de borracha no centro, bem no meio da equipes, então é divididas em números iguais as bolas. Vence a equipe que acertar mais vezes a bola no cesto.

BOLA AO TUNEL
Essa brincadeira trabalha a coordenação viso motora ;e a coordenação geral.
Idade : 5 anos.
MODO DE BRINCAR : Forma-se duas filas com o mesmo numero de crianças, que deverão permanecer em pé um atrás do outro, com as pernas afastada. Entrega-se uma bola ao primeiro jogador de cada coluna .
DESENVOLVIMENTO: A um sinal combinado, o primeiro jogador de cada grupo passa a bola por entre as pernas, entregando-a ao colega que estiver atrás, e assim sucessivamente. Quando o ultimo jogador estiver de posse da bola, sai correndo e vai ocupar o lugar da frente da coluna, repetindo a ação do primeiro jogador.  O jogo continua, vindo sempre para a frente do último jogador da coluna, enquanto os demais recuam, será considerada vitoriosa a equipe cujo jogador inicial retornar, em primeiro lugar á posição inicial.

BRINCANDO COM O TUNEL
Essa brincadeira trabalha a curiosidade, noção espacial, organização e a coordenação motora (engatinhar, correr, andar e se arrastar).
Idade: 1 ano.
MODO DE BRINCAR : abri-se o túnel  organiza-se uma fila para que as crianças passem uma a
Uma por dentro do túnel  ao sair do outro lado deve-se dar a volta para esperar a vês  para nova mente passas por dentro   do  túnel.

BOCA DO PALHAÇO
Essa brincadeira desenvolve coordenação viso motora, coordenação geral, curiosidade e noção espacial.
Idade: 1 ano.
MATERIAL: Uma caixa decorada com a figura de uma face de um palhaço, com uma boca bem grande, para que varias bolas feitas de jornal ou meias possam ser jogadas.
MODO DE BRINCAR: As crianças vão jogar as bolas dentro da boca do palhaço será vencedor quem jogar mais bolas dentro do palhaço.

BAMBOLE:
Objetivo: Que a criança aprenda  a pular abaixar  saltar obstáculo .
Idade: a partir de 1 ano de idade.
Material: vários bambolês.
COMO BRINCAR: coloque vários bambolês no chão e o professor pula dentro e fora do bambolê e pede as crianças que  faça o mesmo e se  houver  dificuldade o professor segura
A mão da criança para que ela consiga .
                        
DANÇA DAS CADEIRAS
 Essa brincadeira trabalha a noção espacial, coordenação motora geral e coordenação viso motora.
MATERIAIS: cadeiras e aparelho de som.             
MODO DE BRINCAR: faz-se uma roda com cadeiras. Sendo que haverá uma cadeira a menos do que o numero de participante. Toca-se uma musica e quando ela para, as crianças sentam e a que ficar em pé sai da brincadeira. A cada rodada tira se uma cadeira. Vence a criança  que ficar por ultimo.

DANÇA DA CAVEIRA:
Essa brincadeira desenvolve noção espacial e coordenação motora geral.
IDADE: O trabalho foi realizado com 5anos
DESENVOLVIMENTO: As crianças fizeram movimentos de acordo com a música, o grupo se movimentou com o mesmo passo (andar para mexer os braços, pernas , andar para frente , para trás formar trenzinho). E ao final todos da platéia entram na dança.
Foi muito bom!              




Um comentário: